quarta-feira, 14 de abril de 2010

Futebol - Visão Geral


Vantagens

- Fortalecimento da musculatura das pernas e do tronco.
- Aumento da massa muscular das pernas e aumento do tecido ósseo dos membros inferiores.
- Como o futebol é um esporte que envolve competição, o nível de adrenalina aumenta em alguns momentos do jogo. Dessa maneira, aumentam também os batimentos cardíacos e a capacidade física.

Riscos

- Quem joga futebol está propenso a ter lesões nas articulações dos membros inferiores, principalmente do tornozelo e do joelho.
- Lesões também podem ocorrer na musculatura da coxa e da panturrilha.
- Caso a pessoa não tenha um condicionamento físico de base - treinamento da musculatura esquelética e exercícios aeróbicos - a proteção às articulações fica reduzida, assim como o condicionamento físico.
- Os "jogadores de fim-de-semana" podem passar por sérios problemas na coluna, já que não fortalecem a musculatura do abdômen durante a semana.
*Período mínimo para fazer efeito
- Condicionamento físico 3 vezes por semana e treino de futebol 2 vezes por semana, em dias alternados.
- A freqüência cardíaca, no caso do futebol, é variada, pois o esporte é acíclico. Neste caso, é difícil manter uma freqüência equilibrada.
- Quanto mais jovem for o jogador, maior a sua atuação em campo e maior a sua pulsação.
- A habilidade vem muito das experiências quando criança. Portanto, a habilidade será melhor administrada quanto mais o jogador treinar. Dessa maneira, ele saberá o momento certo para aplicar a experiência adqüirida.

Gasto Calórico Médio

- De 450 a 600 kcal/hora (fonte: Academia Runner)
- A queima calórica é proporcional à motivação do jogador. Se ele participar ativamente do jogo, ela será alta. Caso ele não participe muito das jogadas e não entre na 'atmosfera' do jogo, a queima será bem pequena.
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.

Quem deve fazer?

- Pessoas que tenham passado por uma avaliação médica e que façam acompanhamento de um programa de condicionamento físico apropriado.
- O futebol tem uma deficiência em relação aos membros inferiores. A musculatura dos braços quase não é trabalhada. Por isso, deve-se haver exercícios complementares para os braços, tanto para um bom resultado estético, quanto para o equilíbrio da massa corporal.

Dicas do especialista

Antes de tudo, é preciso fazer um programa de condicionamento físico, principalmente aqueles que estão começando ou recomeçando a treinar.

Outra coisa importante é a escolha do piso do campo. Muitos desses campos com grama sintética são duros e prejudicam a articulação do joelho. Depois, na hora do jogo, tentar escolher grupos bem equilibrados para jogar entre si. Para a competição ser boa, é preciso haver um equilíbrio de qualidade técnica e de idade.

Nos dias mais quentes, a hidratação do corpo é essencial. Portanto, tome bastante água. Em relação à alimentação, evitar refeições de difícil digestão em horário próximo ao jogo.

Para aqueles que jogam apenas de fim-de-semana, um aviso especial: não ingerir bebida alcoólica e fumar depois das partidas. Após qualquer exercício físico, o pulmão trabalha para captar mais oxigêncio e, se você fumar, ele vai captar mais fumaça, puro veneno.

Por: José Alberto Aguilar Cortez (Professor da disciplina de futebol do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP)

Um comentário:

  1. O futebol é um grande esporte onde nóis usamos nossas forças física,para darmos o melhor de sí mesmo. Futebol é saúde e isso faz muito bem para todos.

    ResponderExcluir