quinta-feira, 15 de abril de 2010

Sedentarismo Também é problema nas crianças!


Um estudo recente da Organização Mundial da saúde indica que crianças do mundo todo sofrem de sedentarismo cada vez mais, o que explica a epidemia mundial de obesidade. Partindo deste ponto da análise quase 73 mil jovens com idade entre 13 a 15 anos em 34 países os pesquisadores concluíram que a maioria das crianças não pratica a quantidade recomendada de atividade física e que aproximadamente um terço podem ser consideradas sedentárias. E segundo os autores não haveria diferenças significativas entre os países mais ricos e o mais pobres .

Os pesquisadores indicam pelo menos uma hora de exercício físico fora da aula de educação física por no mínimo 5 dias na semana. E que crianças que passam três horas ou mais na frente da televisão e no computador podem ser consideradas sedentárias.

A partir disso as análises mostraram que um quarto dos garotos e 15 % das meninas tinham nível adequado de atividade física, enquanto um quarto dos meninos e 30 % das meninas eram sedentários e não faziam exercícios o suficiente. Em todos os países menos na Zâmbia as meninas eram menos fisicamente ativas do que os meninos e em mais da metade dos países menos de um quarto dos garotos estariam dentro das recomendações de atividades físicas.

Baseados na pesquisa, os autores destacam que ‘mesmo com as limitações dos dados é bem seguro dizer que temos um enorme problema com a inatividade física entre as crianças em idade escolar em torna do globo , e que devíamos tomar uma atitude.

Nesse sentido as escolas podem ser determinantes ao combate ao sedentarismo, com a doação de aulas de educação física e o orientando os alunos quanto a importância dos exercícios além de prover mais espaços para as crianças e incentivá-las a ir a escola caminhando ou de bicicleta .

Nenhum comentário:

Postar um comentário