quinta-feira, 15 de abril de 2010

Praticantes sedentários de Futebol... Alerta!!!



Em São Paulo há 350 quadras de futebol society, com cerca de 1 milhão de participantes. Em vários outras cidades brasileiras é muito comum a prática da “pelada”, aquela partida de futebol entre amigos.

Mas uma pesquisa realizada na Unifesp alerta para o risco desta prática entre indivíduos sedentários.

Considera-se sedentário aquela pessoa que não pratica atividades físicas (média de 30 minutos) pelo menos três vezes por semana.

É isto mesmo, uma partida de futebol por semana não é suficiente para retirar alguém do sedentarismo.

O estudo, apresentado pelo professor de educação física Roberto Constantino Carneiro, envolveu 32 homens, com idade média de 41 anos, estando a maioria com sobrepeso. A pesquisa mostrou que em vez de trazer benefício, o jogo acaba prejudicando a saúde desses homens pelo fato de eles serem sedentários.

O jogo de futebol é uma atividade que exige muito do organismo. Por isso, o corpo precisa estar condicionado para suportar essa exigência. Segundo o pesquisador, o batimento cardíaco dos jogadores durante a partida ultrapassou o limite do recomendado.

O fisiologista Turíbio Leite de Barros, coordenador do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp, explica que, para estar condicionado, o indivíduo precisa praticar exercícios no mínimo três vezes por semana, aumentando a intensidade aos poucos. “Para reduzir os riscos do infarto, basta o jogador esporádico incluir pelo menos duas caminhadas rápidas de 40 minutos por semana”, recomenda.

De acordo com o médico, a prática inadequada não aumenta apenas os riscos de ocorrência do infarto, mas também de lesões musculares e articulares.
Atividade intensa e pouco freqüente é arriscada – A prática de futebol society esporádica não é a única atividade perigosa para os sedentários. Segundo os especialistas, qualquer exercício intenso, realizado apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias, coloca a saúde de quem não tem condicionamento físico adequado em risco.

“O organismo do sedentário muitas vezes não consegue tolerar uma atividade que exige muito dele, como é um jogo de futebol, de tênis, de basquete ou uma corrida longa”, explica o professor de educação física Roberto Carneiro. Segundo o especialista, o coração pode não estar preparado para agüentar o esforço do praticante durante o exercício. “Se ele for obeso, diabético ou já tiver problemas coronários, como hipertensão, essa capacidade é ainda menor”, completa.

A recomendação é fazer caminhadas ou corridas aceleradas durante a semana para que o jogo de futebol esporádico seja uma atividade benéfica para o corpo. Em oito a dez semanas, o jogador já vai ter os benefícios, entre eles, menor risco de infarto, melhor condicionamento físico, nível de colesterol adequado e pressão arterial controlada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário