quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jogue Futebol para viver BEM!


Saúde em campo...
O futebol dribla a hipertensão e o diabete, aumenta a massa muscular e queima calorias de montão.


O jogador recebe a bola e, ágil, entorta o zagueiro, deixando-o pra trás. Depois pára, toca para o companheiro e corre em direção ao gol rival, escapando da marcação. Já na grande área, ganha de presente um cruzamento. A bola viaja e gentilmente pousa em seu peito. Antes que ela caia na grama o jogador mira, dispara o chute e... pra fora! A bola mergulha na arquibancada. Se a torcida não pôde comemorar, ao menos o corpo dele vibra e lhe agradece pelo esforço. Não é preciso ser profissional para disputar partidas assim e, com o devido condicionamento físico, conquistar uma série de benefícios para a saúde.

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, idealizaram uma competição, digamos, científica entre utebol e corridaf. Para isso selecionaram 37 homens de 20 a 40 anos que não praticavam esses esportes regularmente. Catorze deles jogaram bola uma hora por dia, de duas a três vezes por semana. Os restantes foram divididos em dois grupos um de corredores que se exercitaram na mesma freqüência e um outro que não fez nenhuma atividade.

Depois de três meses os cientistas observaram que os futebolistas, com exceção dos goleiros, perderam mais peso e obtiveram mais massa muscular do que os praticantes da corrida. O que explica tanta vantagem? Os movimentos que o jogador é obrigado a fazer. Ele dá um pique, caminha, salta para cabecear a bola e corre para tirá-la do oponente.

  Esportes como o futebol, que trabalham com resistência e velocidade, são mais completos que exercícios isolados, afirma o fisiologista Paulo Zogaib, da Universidade Federal de São Paulo. O bate-bola exige corridas intensas, aceleração, desaceleração, uma variação de deslocamentos e isso faz gastar muita energia, diz o ortopedista Ricardo Cury, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. O futebol também fortalece as articulações, desenvolve a coordenação motora e estimula a produção de células ósseas. Um bom motivo para as mulheres, mais suscetíveis à osteoporose, aderirem ao esporte.

Com freqüência e intensidade adequadas à idade, a atividade aumenta a capacidade de receber oxigênio e economiza o trabalho cardíaco, conta o delegado da Sociedade Brasileira de Cardiologia Serafim Borges, que é médico no Rio de Janeiro. Sem falar que melhoraria a circulação sangüínea periférica e até diminuiria a resistência à insulina.

Mas calma antes de pisar no campo. Os especialistas reforçam que as benesses do esporte mais popular do Brasil só aparecem de fato quando o indivíduo se prepara para jogar. E é sobre isso que falaremos no segundo tempo desta reportagem.

Uma mudança brusca de direção, um contra-ataque, a força concentrada num chute se por um lado ações imprevisíveis como essas conferem ganhos ao organismo, por outro trazem à tona os riscos típicos do esporte. Isso não quer dizer que é preciso tirar seu time de campo. O futebol tem uma característica de explosão. Ou seja, enquanto se joga não é possível mensurar o esforço físico, diz o médico do esporte e traumatologista Samir Salim Daher, da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. E, por ser um esporte de contato, as chances de lesão em choques com outros jogadores sempre existem, completa Ricardo Cury.

O recado é deixar de ser um mero atleta de final de semana. Jogar bola uma vez por semana e não fazer mais nada nos outros dias traz poucos benefícios e aumenta demais os riscos, lembra Paulo Zogaib, que também trabalha com a equipe do time paulistano Palmeiras.

Se para os profissionais os problemas são quase inevitáveis, o que dizer dos amadores? A lista de encrencas encontradas dentro das quatro linhas do campo abrange desde as distensões musculares até as rupturas de tendão e as fraturas. E haja coração! Doenças cardíacas que não se manifestam no dia-a-dia podem dar as caras na hora das jogadas, já que o órgão é sobrecarregado.

Para ficar longe da reserva passe por um bom check-up com o médico. Você pode até jogar só aos domingos, desde que durante a semana realize outras atividades, como a própria corrida e a musculação. Outra opção é bater uma bolinha duas vezes por semana e ir à academia com a mesma freqüência. O ideal é praticar, no mínimo, 30 minutos de exercícios físicos três vezes por semana, lembra Serafim Borges.

E mesmo a quem queira jogar como recreação, mas pensando também na saúde, está indicada a preparação muscular, com ênfase nos membros inferiores, como pernas, coxas e panturrilhas, determina o professor de educação física Cassiano Neiva, da Universidade Estadual Paulista. Engana-se quem pensa que mesmo depois de ganhar resistência e preparo físico já dá para abandonar a academia. A pessoa pode até manter o condicionamento respiratório, mas vai perder o muscular se não for lá também, avisa Daher.

A musculação fortalece as cartilagens e os ligamentos para que suportem os trancos e os impactos da partida. Antes e depois do jogo, não dispense os alongamentos de todos os grupos musculares. E invista no aquecimento. Se for jogar por mais de uma hora, tome água a cada 20 ou 30 minutos, aconselha Neiva. Depois de meia hora do fim do jogo, consuma um suco ou uma fruta para obter carboidrato, isto é, repor as energias.

Será que às vezes é preferível ficar no banco? O médico do esporte Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues, da Universidade Federal de Minas Gerais, responde: "quando houver sinal de infecções ou febre, após traumatismos, em ambientes muito quentes e úmidos e se não houver motivação suficiente naquele dia, é melhor ficar sem jogar." Do contrário lembre-se de que o futebol une o útil ao agradável para dar um prazeroso adeus ao sedentarismo. Basta cuidar do corpo para que o esporte o ajude a dar cartão vermelho para uma seleção nada invejável de problemas de saúde.


http://saude.abril.com.br/edicoes/0291/corpo/conteudo_259699.shtm

Cuidado!!! Prática indevida pode causar Condromalácia Patelar!


Um dos problemas mais comuns na região do joelho é a condromalácia patelar (também conhecida como síndrome da dor patelo-femoral ou “joelho de corredor”), que é um amolecimento da cartilagem articular.

“A palavra condromalácia significa amolecimento da cartilagem, porém, a condromalácia patelar não é apenas isso, mas também toda alteração que existe na cartilagem articular”, explica o Dr. Moisés Cohen, Professor Livre-Docente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp e diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.

“Este amolecimento na cartilagem provoca síndromes de dor na parte anterior do joelho, e é uma lesão que costuma acometer mais as mulheres, pois elas possuem a bacia mais larga e há uma sobrecarga na articulação”, completa o Dr. José Marques Neto, ortopedista da Clínica Paulista de Esportes e da Clínica do Dr. Osmar de Oliveira.
  
CAUSAS

A condromalácia patelar pode ser causada por traumas diretos, como um choque, ou por desvios esqueléticos que provocam o desgaste na cartilagem. “Peso excessivo, falta de fortalecimento muscular, músculos pouco alongados e repetições de exercícios com cargas altas também podem acarretar no problema”, alerta Marques.

Os principais sintomas desta lesão são dor na região anterior do joelho ao subir e descer escadas ou ladeiras, ao levantar de uma cadeira, agachar-se, praticar exercícios físicos ou até mesmo manter o joelho flexionado sem fazer qualquer movimento; crepitação e estalidos ao flexionar e estender o joelho; e edema e derrame articular ocasionado pelo excesso de líquido sinovial formado no processo inflamatório.

SOLUÇÕES

Para tratar a condromalácia patelar, Cohen explica que primeiro é preciso corrigir as causas da lesão. “Se o problema foi provocado por mau alinhamento, primeiro temos que tratar isso, para depois cuidar da lesão focalizada”, diz o ortopedista. “Em alguns casos, é necessário fazer cirurgia. Hoje em dia, existem diferentes e modernos procedimentos cirúrgicos para o tratamento”, completa.

Para os casos que não são tão graves a ponto de precisar de cirurgia, são indicados alguns exercícios e orientações, para evitar que o problema aumente. “A pessoa precisa fazer exercícios de fortalecimento e alongamento muscular e treinamentos funcionais, para melhorar o equilíbrio e os movimentos”, afirma José Marques Neto. “Quem tem a lesão deve evitar fazer exercícios com movimentos repetitivos, ficar sentando e levantando o tempo todo ou agachar”, completa Moisés Cohen.


FONTE: O2 por minuto
Escrito por CESAR CANDIDO DOS SANTOS, no site www.educacaofisica.com.br

Futebol é mais saudável do que musculação e corrida?


Um estudo realizado por pesquisadores de mais de 50 países sugere que jogar futebol faz mais bem à saúde do que correr ou levantar pesos. A intensidade e a variedade dos movimentos envolvidos numa partida incluindo chutes, giros, corridas e passes e oferecem um exercício mais completo, apontam os cientistas.

Entre os benefícios do futebol estão a diminuição dos riscos de doenças cardíacas, já que ele reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol, além de ser um ótimo exercício para perder peso. Principalmente pela maneira como age no coração, o futebol é melhor que levantar pesos nas academias ou sair para uma corrida.

Para um dos estudos que fizeram parte da pesquisa, os cientistas pediram que 47 homens com pressão alta jogassem futebol ou corressem. A equipe que optou por jogar futebol apresentou uma diminuição na pressão alta duas vezes maior do que aqueles que correram. Ambos os grupos perderam, na média, o mesmo peso, mas entre aqueles que jogaram futebol o nível de colesterol baixou - o que não se viu no grupo que correu.

De acordo com Peter Krustrup, pesquisador da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, que esteve envolvido no projeto, o futebol é eficiente em combater fatores de risco associados a doenças cardiovasculares devido a sua natureza, que ajuda a conquistar uma forma física saudável e a queimar gordura.

"Já sabemos que a inatividade física é um importante fator de risco no desenvolvimento de doenças do coração. Mas é uma novidade para nós saber que um esporte tão prazeroso como o futebol pode ser tão eficaz no tratamento da pressão alta", afirmou Krustrup. Segundo ele, após a realização da pesquisa, o futebol pode passar a ser indicado no tratamento de doenças cardiovasculares.

Precisa de algumas “entre linhas”... Futebol é bom para saúde, podendo ser mais eficaz até mesmo quanto musculação e corrida. Porem, a sua pratica indevida pode causar riscos, futebol apenas aos fins de semana, por exemplo.”

Sedentarismo Também é problema nas crianças!


Um estudo recente da Organização Mundial da saúde indica que crianças do mundo todo sofrem de sedentarismo cada vez mais, o que explica a epidemia mundial de obesidade. Partindo deste ponto da análise quase 73 mil jovens com idade entre 13 a 15 anos em 34 países os pesquisadores concluíram que a maioria das crianças não pratica a quantidade recomendada de atividade física e que aproximadamente um terço podem ser consideradas sedentárias. E segundo os autores não haveria diferenças significativas entre os países mais ricos e o mais pobres .

Os pesquisadores indicam pelo menos uma hora de exercício físico fora da aula de educação física por no mínimo 5 dias na semana. E que crianças que passam três horas ou mais na frente da televisão e no computador podem ser consideradas sedentárias.

A partir disso as análises mostraram que um quarto dos garotos e 15 % das meninas tinham nível adequado de atividade física, enquanto um quarto dos meninos e 30 % das meninas eram sedentários e não faziam exercícios o suficiente. Em todos os países menos na Zâmbia as meninas eram menos fisicamente ativas do que os meninos e em mais da metade dos países menos de um quarto dos garotos estariam dentro das recomendações de atividades físicas.

Baseados na pesquisa, os autores destacam que ‘mesmo com as limitações dos dados é bem seguro dizer que temos um enorme problema com a inatividade física entre as crianças em idade escolar em torna do globo , e que devíamos tomar uma atitude.

Nesse sentido as escolas podem ser determinantes ao combate ao sedentarismo, com a doação de aulas de educação física e o orientando os alunos quanto a importância dos exercícios além de prover mais espaços para as crianças e incentivá-las a ir a escola caminhando ou de bicicleta .

Praticantes sedentários de Futebol... Alerta!!!



Em São Paulo há 350 quadras de futebol society, com cerca de 1 milhão de participantes. Em vários outras cidades brasileiras é muito comum a prática da “pelada”, aquela partida de futebol entre amigos.

Mas uma pesquisa realizada na Unifesp alerta para o risco desta prática entre indivíduos sedentários.

Considera-se sedentário aquela pessoa que não pratica atividades físicas (média de 30 minutos) pelo menos três vezes por semana.

É isto mesmo, uma partida de futebol por semana não é suficiente para retirar alguém do sedentarismo.

O estudo, apresentado pelo professor de educação física Roberto Constantino Carneiro, envolveu 32 homens, com idade média de 41 anos, estando a maioria com sobrepeso. A pesquisa mostrou que em vez de trazer benefício, o jogo acaba prejudicando a saúde desses homens pelo fato de eles serem sedentários.

O jogo de futebol é uma atividade que exige muito do organismo. Por isso, o corpo precisa estar condicionado para suportar essa exigência. Segundo o pesquisador, o batimento cardíaco dos jogadores durante a partida ultrapassou o limite do recomendado.

O fisiologista Turíbio Leite de Barros, coordenador do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte da Unifesp, explica que, para estar condicionado, o indivíduo precisa praticar exercícios no mínimo três vezes por semana, aumentando a intensidade aos poucos. “Para reduzir os riscos do infarto, basta o jogador esporádico incluir pelo menos duas caminhadas rápidas de 40 minutos por semana”, recomenda.

De acordo com o médico, a prática inadequada não aumenta apenas os riscos de ocorrência do infarto, mas também de lesões musculares e articulares.
Atividade intensa e pouco freqüente é arriscada – A prática de futebol society esporádica não é a única atividade perigosa para os sedentários. Segundo os especialistas, qualquer exercício intenso, realizado apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias, coloca a saúde de quem não tem condicionamento físico adequado em risco.

“O organismo do sedentário muitas vezes não consegue tolerar uma atividade que exige muito dele, como é um jogo de futebol, de tênis, de basquete ou uma corrida longa”, explica o professor de educação física Roberto Carneiro. Segundo o especialista, o coração pode não estar preparado para agüentar o esforço do praticante durante o exercício. “Se ele for obeso, diabético ou já tiver problemas coronários, como hipertensão, essa capacidade é ainda menor”, completa.

A recomendação é fazer caminhadas ou corridas aceleradas durante a semana para que o jogo de futebol esporádico seja uma atividade benéfica para o corpo. Em oito a dez semanas, o jogador já vai ter os benefícios, entre eles, menor risco de infarto, melhor condicionamento físico, nível de colesterol adequado e pressão arterial controlada.

Faixa etária 20-40 anos... Só benefícios com o Futebol!



Aqueles que jogam futebol regularmente dos 20 aos 40 anos de idade apresentam melhor função muscular e equilíbrio aos 70 anos, diz estudo.

Pessoas que praticam futebol nos momentos de lazer em boa parte de suas vidas podem estar mais protegidos contra quedas e fraturas ósseas quando chegarem à terceira idade, segundo estudo realizado em sete países e recentemente publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports. De acordo com os autores, aqueles que jogam futebol regularmente dos 20 aos 40 anos de idade apresentam melhor função muscular e equilíbrio aos 70 anos, além de maiores massa e densidade óssea.

“A pesquisa mostra que homens de 70 anos que jogaram futebol a maior parte de suas vidas como lazer têm equilíbrio e força muscular rápida tão boa quanto pessoas com 30 anos não treinadas, e melhor equilíbrio e força muscular do que seus pares”, destacou o pesquisador Peter Krustrup.

Um exemplo disso é que nos testes de equilíbrio sobre uma perna, os idosos sedentários maior parte da vida tiveram duas vezes mais quedas do que os idosos que costumam jogar futebol no passado.

Os especialistas destacam que mesmo quantidades relativamente pequenas de treinamento podem fazer uma grande diferença em longo prazo. “Durante os jogos e treinamentos de futebol, os jogadores dão muitos piques, voltas, chutes e freadas.

Essa combinação de ações ajudam a alcançar um impacto variável nos ossos que parecem oferecer um melhor estímulo para a mineralização óssea do que a corrida”, concluíram os autores.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Futebol de fim de semana provoca mais lesões!


Se você é adepto de uma boa partida de futebol para se divertir com os amigos, tenha cuidado. Atividade de lazer mais praticada pelos homens, principalmente nos finais de semana, o futebol pode ser um risco à saúde. Trata-se do esporte que mais provoca lesões, segundo estudo conduzido pelo laboratório Merck Sharp & Dohme, realizado em nove países da América Latina, inclusive no Brasil.

A pesquisa revela que 42% das pessoas com idade acima de 18 anos que sofreram lesões durante a prática de algum esporte nos últimos três meses jogavam futebol quando se machucaram. A falta de preparo dos famosos atletas de final de semana é apontada como principal fator para a ocorrência das lesões.

Normalmente essas pessoas não fazem preparação física durante a semana pra ter o condicionamento ideal e poder praticar o esporte. "A falta de preparação cardiorrespiratória e da musculatura causam lesões", explica o médico Jomar Brito de Souza, presidente da Sociedade Baiana de Medicina Desportiva.

Dados do levantamento reforçam o que o especialista afirma: 42% dos entrevistados responderam que só praticavam atividades físicas nos finais de semana. É o caso do administrador José Roberto Brandi, 26, que se recupera de uma operação no joelho depois que rompeu dois ligamentos em uma pelada.

Por causa do trabalho, Brandi não tem tempo para se exercitar com regularidade durante a semana. Resultado: machucou-se após participar de uma partida com colegas de trabalho no dia 8 de julho. "Estava correndo para alcançar a bola. Quando vi que não conseguiria chegar a tempo tentei parar, mas o joelho virou para a esquerda", recorda o administrador. Após a operação, anda com a ajuda de muletas e vai enfrentar seis meses de fisioterapia para se recuperar completamente.

Entorses, lesões na musculatura das pernas, fraturas e lesões nos joelhos são as contusões mais comuns durante a prática do esporte. Também ocorrem, em menor freqüência, casos de tendinites e lesões de órgãos internos decorrentes do choque entre os jogadores, afirma o médico Jomar Souza. "O futebol também é mais arriscado porque é um esporte de contato direto. É preciso tomar a bola do outro para não deixar fazer o gol. O choque entre os jogadores pode machucar", ressalta.

O analista de suporte Fabiano da Silva, 25, ainda sofre com o estrago causado na última partida que disputou. Torceu o joelho direito há uma semana e está de licença no trabalho. "Tentei evitar a saída da bola pela lateral do campo. Quando parei para correr em outra direção, senti o estalo", conta.

Ele acredita que a falta de alongamento facilitou a ocorrência da lesão. "Tenho boa resistência em atividades físicas. Como já tive problemas anteriores por falta de alongamento, me conscientizei da necessidade e faço. Mas dessa vez cheguei tarde e alonguei rápido demais", revela.

A falta de alongamento e de aquecimento é apontada pelo presidente da Sociedade Baiana de Medicina Desportiva como outro fator que favorece a ocorrência das contusões. "Os jogadores não fazem aquecimento nem alongamento antes da partida e jogam ininterruptamente. É uma carga muito grande de exercício em um curto período de tempo. Isso sobrecarrega os músculos", destaca.

O analista de sistemas Raimundo Góes Júnior, 28, acredita que se contundiu justamente por não realizar o alongamento corretamente. "Faço um alongamento bem rapidinho que não vale de nada. Sei que deveria alongar por no mínimo 10 minutos, mas tenho preguiça", confessa.

Ele rompeu um ligamento do tornozelo esquerdo durante um jogo. "Pulei para cabecear a bola e tentar fazer o gol. Quando fui colocar o pé no chão, pisei no pé do zagueiro do time adversário", relembra. Por causa da contusão, Júnior passou um mês com o pé engessado, usou tala para imobilizar a região durante dois meses e fez sessões de fisioterapia.

A falta de tempo foi o motivo alegado pelo assistente administrativo Francisval Silva, 30, para não ter realizado aquecimento no dia em que se contundiu. Ele jogava futebol duas vezes por semana e sempre alongava antes de entrar em campo. "No dia em que me machuquei cheguei atrasado e joguei sem aquecer", revela. Ele torceu o joelho e rompeu um ligamento enquanto corria pra pegar bola. "Meu pé ficou preso no chão e o meu corpo girou", conta.

Atendimento médico- No mesmo dia Silva foi médico e tirou o raio-x do joelho. Depois procurou um especialista, que através de uma ressonância magnética identificou o rompimento do ligamento e uma fissura no menisco. O assistente administrativo teve que fazer uma cirurgia para reconstituir o ligamento.

A atitude tomada por Silva é a mais indicada, de acordo com o médico Jomar Souza. "Nos casos de lesões mais graves a pessoa não tem condição de continuar no jogo. A torção causa um colapso vaso sanguíneo que pode comprometer a circulação do sangue", explica. Nesses casos, a ordem é procurar imediatamente um serviço de emergência com médico para avaliar a gravidade da contusão.
Se a lesão não é tão grave, o médico recomenda a aplicação de gelo num período de 20 a 30 minutos e destaca que em casos de entorses não se deve mexer no local sem auxílio médico. "Puxar pernas e pés para tentar os colocar no lugar pode piorar a situação", alerta.

Dicas!


- Embora a pesquisa alerte para os riscos do esporte ocasional, Souza ressalta que não há motivo para que os marmanjos abandonem o baba do final de semana. "A atividade física é essencial pra manutenção da saúde cardiovascular e socializa o indivíduo. É importante que a pessoa tenha tempo pra fazer a atividade que gosta para se sentir bem consigo mesma. A prática tem que ser estimulada, mas com critérios", avalia.

Para minimizar o risco de lesão, é necessário se preparar para atividade. A preparação física ideal, de acordo com o médico, engloba três dias de exercício aeróbico como bicicleta, esteira e caminhada, e musculação duas vezes na semana. "É preciso priorizar as pernas, membros mais usados no futebol. Além disso não é recomendável jogar acima de 90 minutos", recomenda.

Pessoas com caso de infarto, hipertensão ou diabetes na família devem fazer avaliação médica antes de iniciar a prática de esportes. Aquelas com idade acima de 35 anos devem realizar check-up anual para poder praticar o exercício tranqüilamente. Tomando esses cuidados, é só entrar em campo e partir para o abraço.

Benefícios de se praticar Futebol


Fazer qualquer esporte traz muitos benefícios à saúde, o futebol não fica atrás. Outra vantagem de praticar esta modalidade é ficar com pernas fortes e bonitas.

Veja abaixo os benefícios que este esporte pode lhe proporcionar:

-Diminuição da gordura corporal;
-Manutenção do peso;
-Aumento da força e da massa muscular;
-Aumento da densidade óssea;
-Melhora da resistência cardiovascular;
-Favorece o trabalho de vários sistemas do corpo como o digestivo, o imunológico, o nervoso, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respiratório, ativando as suas funções;
-Reduz o risco de várias doenças como as cardíacas, diabetes, pressão alta etc;
-Elimina o estresse e a ansiedade;
-Diminui a freqüência cardíaca em repouso;
-Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflexo, a agilidade e a concentração;
-Estimula a circulação sangüínea;
-Trabalha principalmente os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdome;
-Aumenta a socialização, afinal é um esporte coletivo.
Além disso, com certeza você irá se divertir durante as partidas, podendo gastar muitas calorias. Em média 400 calorias em 45 minutos de jogo. É um esporte com curtas explosões de atividade intensa, isto é, de repente chega um passe e você sai correndo com a bola. Diminuindo o ritmo assim que passa a bola adiante. Por isso tenha certeza de que seu fôlego é suficiente.

Mas atenção!

- Faça uma avaliação física (disponíveis nas melhores academias ou através do seu médico) para conhecer o seu nível de condicionamento a partir daí, praticar este esporte de maneira segura a sua saúde;
- Faça um complemento com a musculação 3x por semana para adquirir mais força, resistência e potência muscular;
- Hidrate o corpo bebendo água ou um isotônico, antes, durante e depois dos treinos;
- Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos e jogos;
- Para atletas, é também importante fazer aulas de flexibilidade, para ampliar a mobilidade articular;
- Use roupas e calçados apropriados.

Futebol - Visão Geral


Vantagens

- Fortalecimento da musculatura das pernas e do tronco.
- Aumento da massa muscular das pernas e aumento do tecido ósseo dos membros inferiores.
- Como o futebol é um esporte que envolve competição, o nível de adrenalina aumenta em alguns momentos do jogo. Dessa maneira, aumentam também os batimentos cardíacos e a capacidade física.

Riscos

- Quem joga futebol está propenso a ter lesões nas articulações dos membros inferiores, principalmente do tornozelo e do joelho.
- Lesões também podem ocorrer na musculatura da coxa e da panturrilha.
- Caso a pessoa não tenha um condicionamento físico de base - treinamento da musculatura esquelética e exercícios aeróbicos - a proteção às articulações fica reduzida, assim como o condicionamento físico.
- Os "jogadores de fim-de-semana" podem passar por sérios problemas na coluna, já que não fortalecem a musculatura do abdômen durante a semana.
*Período mínimo para fazer efeito
- Condicionamento físico 3 vezes por semana e treino de futebol 2 vezes por semana, em dias alternados.
- A freqüência cardíaca, no caso do futebol, é variada, pois o esporte é acíclico. Neste caso, é difícil manter uma freqüência equilibrada.
- Quanto mais jovem for o jogador, maior a sua atuação em campo e maior a sua pulsação.
- A habilidade vem muito das experiências quando criança. Portanto, a habilidade será melhor administrada quanto mais o jogador treinar. Dessa maneira, ele saberá o momento certo para aplicar a experiência adqüirida.

Gasto Calórico Médio

- De 450 a 600 kcal/hora (fonte: Academia Runner)
- A queima calórica é proporcional à motivação do jogador. Se ele participar ativamente do jogo, ela será alta. Caso ele não participe muito das jogadas e não entre na 'atmosfera' do jogo, a queima será bem pequena.
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.

Quem deve fazer?

- Pessoas que tenham passado por uma avaliação médica e que façam acompanhamento de um programa de condicionamento físico apropriado.
- O futebol tem uma deficiência em relação aos membros inferiores. A musculatura dos braços quase não é trabalhada. Por isso, deve-se haver exercícios complementares para os braços, tanto para um bom resultado estético, quanto para o equilíbrio da massa corporal.

Dicas do especialista

Antes de tudo, é preciso fazer um programa de condicionamento físico, principalmente aqueles que estão começando ou recomeçando a treinar.

Outra coisa importante é a escolha do piso do campo. Muitos desses campos com grama sintética são duros e prejudicam a articulação do joelho. Depois, na hora do jogo, tentar escolher grupos bem equilibrados para jogar entre si. Para a competição ser boa, é preciso haver um equilíbrio de qualidade técnica e de idade.

Nos dias mais quentes, a hidratação do corpo é essencial. Portanto, tome bastante água. Em relação à alimentação, evitar refeições de difícil digestão em horário próximo ao jogo.

Para aqueles que jogam apenas de fim-de-semana, um aviso especial: não ingerir bebida alcoólica e fumar depois das partidas. Após qualquer exercício físico, o pulmão trabalha para captar mais oxigêncio e, se você fumar, ele vai captar mais fumaça, puro veneno.

Por: José Alberto Aguilar Cortez (Professor da disciplina de futebol do Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - EEFEUSP)