segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nosso Trabalho

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA






AÇÃO INTEGRADORA 2010-GRUPO AMARELO
SAÚDE


RISCOS E BENEFÍCIOS DO FUTEBOL LAZER

PUC - CAMPINAS,
2010


AÇÃO INTEGRADORA 2010-GRUPO AMARELO
SAÚDE




RISCOS E BENEFÍCIOS DO FUTEBOL LAZER

Trabalho para ação integradora ao programa da Faculdade de Educação Física Bacharel/Licenciatura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.




PUC-CAMPINAS
2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................1

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral.............................................................................2
2.2 Objetivo Específico....................................................................3

3. METODOLOGIA..........................................................................................4

4. RESULTADOS
4.1 Riscos da prática do futebol por lazer....................................5
4.2 Benefícios da prática do futebol por lazer..............................9

5. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO....................................................................12

6. BIBLIOGRAFIA...........................................................................................13
6.1 Referências Secundárias..........................................................13



1. INTRODUÇÃO

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta interesse em função de sua forma de se disputar a bola.
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos com bolas em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram denominados como futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de desporto desde os tempos antigos.
O futebol tornou-se tão popular graças a sua simples maneira de jogar. Basta uma bola, duas equipes e a baliza, para que, em qualquer lugar, crianças e adultos possam divertir-se a jogar futebol. Na rua, na escola, ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar futebol. Essa prática expandiu-se para todas as pessoas, surgindo os famosos “atletas de fim de semana”.
Neste trabalho apresentamos os riscos e os benefícios desta prática esporádica do futebol, além disso, a forma de prevenção dessas lesões e, ainda, a importância do profissional de educação física perante as adversidades.





1
2. OBJETIVOS



2.1 Objetivo Geral

Expor os riscos e benefícios do futebol na prática de forma esporádica, o qual utiliza o esporte como lazer para o final de semana.
Descrever os prejuízos, benefícios da prática como lazer e relatar os cuidados para evitar possíveis lesões e/ou outros problemas.












2

2.2 Objetivos Específicos

Descrever, a partir de teses e artigos científicos as lesões mais comuns nas jogadas mais freqüentes na prática do futebol e os benefícios do futebol. Como por exemplo, ruptura de ligamentos (principalmente articulações como joelho e tornozelo), entorses e fraturas diversas de ossos dos membros inferiores, distensões musculares e até algumas lesões na coluna vertebral.
Relatar problemas cardiorrespiratórios que provem de atividades realizadas em alta intensidade e alta freqüência, sem o preparo físico adequadas.
Mostrar as prevenções para evitar problemas durante a realização do esporte evitando o comprometimento do futebol como um lazer.











3


3. METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através de artigos extraídos da internet, livros e matérias de jornais, em que relatam os riscos, benefícios, lesões ocasionadas na prática do futebol como lazer e a importância do profissional de educação física.















4

4. RESULTADOS

4.1 Riscos da prática do futebol por lazer

O famoso futebol no fim de semana, “quem nunca jogou que jogue a primeira pedra”. A grande maioria das pessoas, principalmente os homens, gosta de futebol. É o esporte mais conhecido em todo o mundo e o que tem o maior número de praticantes, e a maioria desses praticantes são homens que trabalham a semana inteira e no fim de semana resolvem jogar a famosa “pelada”.
As práticas de algumas atividades físicas fazem bem para a saúde, mas a prática uma vez por semana pode ocasionar lesões. Uma pessoa não deixa de ser sedentária só porque pratica exercícios uma vez na semana, e às vezes, uma vez por mês. A pessoa que pretende deixar de ser sedentário, deve no mínimo praticar atividades físicas 3 vezes por semana.
Essa prática desregulada do esporte pode trazer problemas articulares, cardiorrespiratórios, correndo o risco até de acontecer um infarto e problemas musculares como as distensões.
As lesões musculares como as distensões podem ser causadas por movimentos bruscos, como: estender um músculo na direção contrária ou ainda, uma contração forte de um músculo contra uma resistência.
No futebol as lesões mais comuns são as da virilha (músculo ílio-psoas, responsável pela flexão do quadril); panturrilha (músculo Soleo e Gastrocnêmios, responsável pela flexão plantar) e o quadríceps femoral (vastos e reto femoral, responsável pela extensão do joelho). Essas lesões podem ser causadas pelas paradas constantes, movimentos de arranque, ou
5
por passadas maiores que o músculo pode suportar.
As lesões nos joelhos são as mais comuns no futebol, os ligamentos colaterais mediais, cruzados e meniscos são as partes do joelho em que mais ocorrem as lesões. Em geral, elas ocorrem em função de um estresse excessivo em uma articulação do joelho durante paradas e arranques repentinos.
Quando ocorrem essas lesões, ou outras, muitas vezes o trabalho de recuperação é muito lento, alguns se afastam até do trabalho para conseguir se recuperar 100% da lesão. Uma das maneiras para essa recuperação, além da fisioterapia, é a terapia aquática. Este método envolve a utilização de piscinas de reabilitação em que terapeutas usam atividades que são especialmente concebidas para melhorar, recuperar e manter a forma funcional e habilidades específicas. A água reduz a força da gravidade, o que permite movimento e atividade funcional de forma mais confortável, Em água quente, reservada para relaxamento, há o aumento da circulação, assim o atleta consegue desconcentrar o lactato, com isso o músculo relaxa e facilita o próximo treino, e em água com gelo também pode ajudar o treinamento, porque o atleta com o corpo quente entra no recipiente frio gerando a vaso constrição e uma analgesia local.
A melhor maneira de prevenir as lesões, além do alongamento antes e depois da partida, é a pratica regular de exercícios, como andar de bicicleta, caminhar pelo menos 40 min duas vezes na semana, para criar a resistência aeróbia tão requisitada no jogo. E além dessas praticas, um trabalho de fortalecimento muscular na musculação para prevenir as lesões, e também muitas vezes usado para a recuperação. E quando se fala em recuperação funcional de atletas/desportistas lesionados, pensamos nos exercícios chamados de propriocepção.
6

Propriocepção refere-se à percepção consciente e inconsciente do posicionamento articular, enquanto cinestesia é a sensação do movimento ou da aceleração articular. Inicialmente, os sinais proprioceptivos e os cinestésicos são transmitidos para a medula espinhal por meio das vias sensoriais aferentes, a informação é processada em nível do córtex cerebral, que devolve em resposta eferente motora. A esta resposta chamamos de controle neuromuscular.
Exercícios em cadeia fechada, na sala de musculação (com os pés apoiados no solo ou aparelho) ao longo da amplitude do movimento estimulam os receptores articulares. Uso de bandagens elásticas compressivas ou suportes (órteses) de neoprene estimulam os receptores cutâneos fornecendo informações proprioceptivas e cinestésicas. Mobilização articular melhora a acuidade proprioceptiva e cinestésica consciente.
Exercícios de estabilização dinâmica: requer a antecipação e a reação às cargas articulares, obtém-se colocando a articulação em situações vulneráveis, nas quais o equilíbrio dinâmico é estabelecido em situações controladas. Os exercícios de equilíbrio (giroplano, cama elástica, pedalinho, balancinho, caixa de areia etc.), os pliométricos (saltos com obstáculos e em profundidade) e a musculação são bastante adequados.
Controle neuromuscular reativo: devem induzir “perturbações” articulares inesperadas, deslocamentos laterais, saltos, saltitos, deslocamentos frontais e de costas, exercícios com bola, chutes, arremessos, etc.
Atividades funcionais: têm como objetivo retornar ao nível de atividade antes da lesão, restaurando a estabilidade funcional e dos padrões de movimentos específicos para o esporte, minimizando o risco de nova lesão.
7
Por fim, os testes funcionais: o objetivo é avaliar se a pessoa está recuperada e pronta para retornar às atividades desportivas. Neste caso, deve-se incluir exercícios que envolvam posicionamentos e manobras em que a articulação fica vulnerável, adaptando as tarefas de movimento próximas do gestual motor desportivo utilizados no futebol.
Todas essas atividades são usadas para atletas, mas com ajuda de um profissional de educação física, pode adaptar esses exercícios para quem é sedentário.












8
4.2 Benefícios da prática do futebol por lazer

Paixão nacional do brasileiro e o esporte mais praticado no mundo, o futebol já mobiliza grande número de pessoas à sua prática. Homens e mulheres todos unidos a um único objetivo, marcar o gol.
Os praticantes dessa modalidade devem ficar felizes, pois a simples “pelada” pode levar a vários benefícios para a vida. Primeiramente por se tratar de uma atividade física, combate o sedentarismo, o qual é uma das grandes deficiências da saúde mundial hoje em dia, trazendo uma boa qualidade de vida aos jogadores.
No futebol, 88% das suas ações são aeróbias e os outros 12% são de atividade anaeróbias, unindo de uma forma mais efetiva os treinamentos aeróbicos e os de força. Por se tratar de uma atividade de grande consumo de oxigênio o esporte aumenta o desempenho cardiovascular reduzindo de forma efetiva os riscos de doenças cardíacas, aumentando a circulação sangüínea periférica e até diminui a resistência à insulina e, ainda, age de forma com que as gorduras sejam queimadas, conseqüentemente o praticante reduz sua massa corporal de forma saudável.
Por conter ações anaeróbias de alta intensidade, tais como: sprints, deslocamentos, chutes, saltos, mudanças bruscas de direção, contra-ataques e outras ações de explosão acabam oferecendo ganhos ao organismo, principalmente na força muscular, causando o fortalecimento da musculatura como: panturrilhas, coxas, glúteos, costas, abdômen e das articulações dos membros inferiores principalmente do joelho e do tornozelo.
9
Levando vantagem aos exercícios isolados, pois além de tudo isso, o futebol possibilita a socialização e a interação com outras pessoas, ocasionando a motivação e o entusiasmo dos jogadores com as disputas de bola e os lances de gol, praticando o esporte com maior regularidade.
Para os praticantes realizarem um jogo disputado e de um bom nível, é necessário que quando criança e adolescente eles tenham passado pelas fases das habilidades motoras básicas, como: chutar, correr, saltar e receber. Se nesta fase conseguiram atingir o nível maduro, não terão dificuldades para jogar.
Para as mulheres e aos idosos o futebol além de fortalecer músculos e articulações, desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e a produção de células ósseas, com isso, acabam aumentando de forma considerável a sua densidade óssea, importantes para as pessoas suscetíveis a osteoporose.
E em boa parte de sua vida podem estar mais protegidos contra quedas e fraturas ósseas, um exemplo disso foi à pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, nos testes de equilíbrio sobre uma perna, os idosos sedentários tiveram duas vezes mais quedas do que os idosos que costumam jogar futebol no passado.
Vale lembrar que para a pessoa praticar o futebol, mesmo que esporadicamente é necessário o acompanhamento de um médico e de um profissional de educação física, onde realizarão exames médicos e físicos e além de alguns testes para saber a aptidão física da pessoa.
Os testes mais utilizados são o teste de 40 segundos para medir a potência anaeróbia lática, o de 12 minutos para medir a capacidade aeróbia, shuttle run para medir a agilidade, banco de Well’s para medir a flexibilidade, impulsão vertical e horizontal para medir a força dos membros inferiores e de
10
abdominal para medir a força abdominal. Os testes serviriam de base para saber o nível de condicionamento físico que o praticante se encontra com os resultados é possível elaborar treinos específicos para capacidade com maior deficiência, com isso, aumentando a sua aptidão física.


















11
5. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

O trabalho relatou as vantagens, tais como: aprimoramento do condicionamento físico, fortalecimento das articulações e dos músculos para aumentar a sustentação e o seu equilíbrio dinâmico utilizados na vida diária de qualquer praticante, principalmente de idosos com pré-disposição a osteoporose, pois com o aumento da sua densidade óssea corre um menor risco de fraturas e lesões musculares. Adicionalmente, evidenciamos as desvantagens relacionadas à falta de preparo ocasionando lesões articulares, musculares, além de problemas cardiovasculares.
Para buscar a saúde com a prática do futebol é necessário a supervisão de um profissional e o trabalho de inúmeras áreas da saúde, e com isso evitam-se possíveis lesões, estimulando uma prática de esportes bem estruturada.










12

6. BIBLIOGRAFIA

-LEITE, P.F. Aptidão Física Esporte e Saúde. Editora Robe Editorial. 2004


-AOKI, M.S. Fisiologia, Treinamento e Nutrição aplicados ao Futebol. Editora Fontoura. 2002
 

-SHIMTH, L.K., WEISS E.L., LEHMKUHL L. D. Cinesiologia Clínica de Brunnstrom. Editora Manole. 1997
 
-DELAVIER, F. Guia dos Movimentos de Musculação, Abordagem Anatômica. Editora Manole Ltda. 2006

6.1 Referências Secundárias:

- www.educacaofisica.com.br – Acesso: 22/04/2010
- www.saude.abril.com.br – Acesso: 05/05/2010
- www.cidadedofutebol.com.br – Acesso: 07/05/2010
- www.universia.com.br – Acesso: 11/05/2010
- www.bancodesaude.com.br – Acesso: 18/05/2010
- comentandofutebol.blogspot.com – Acesso: 28/05/2010
- www.notapositiva.com/trab_estudantes - Acesso: 30/05/2010


13

Nenhum comentário:

Postar um comentário